Grenoble, Montpellier e Valenciennes: o caminho das meninas do futebol

Guilherme Renso

 

Graças ao talento de Marta, Cristiane e companhia o futebol feminino vem ganhando cada vez mais notoriedade e conquistando espaço no país, embora ainda exista um longo caminho a ser percorrido. Falando em caminho, no dia nove deste mês nossas meninas da seleção entram em campo contra a Jamaica, na primeira partida da equipe válida pela Copa do Mundo de Futebol Feminino. O jogo será realizado em Grenoble, nos arredores de Paris. Na sequência, o Brasil vai até Montpellier pegar a Austrália e fecha a primeira fase, esperamos que com a classificação encaminhada, contra a Itália, em Valenciennes. Vamos viajar por estes lugares?

011-ASTR-Paris-Copa2019-Foto01.jpg

Vai rolar o melão!

Seguindo o cronograma de jogos, nossa primeira parada também será em Grenoble, que está situada aos pés dos Alpes. A cidade mescla, de uma forma muito bem-sucedida, o presente, o passado e o futuro. No presente, e também olhando para o futuro, ela é sede de algumas das mais renomadas universidades daquele país. Já quando olhada para trás, Grenoble conserva fortes marcas e monumentos históricos, como igrejas e o La Halle Saint-Claire, um mercado com produtos vindos diretamente dos Alpes.

011-ASTR-Copa-2019-Grenoble-Foto02.jpg

Outra dica em Grenoble é o La Bastille, conhecido como o pico daquele local e abrigo para diversas fortificações. A vista, como dá para se imaginar, é um espetáculo. Vale dizer que o caminho até lá o turista pega um funicular, que está em atividade desde 1934 e apresenta um formato de ovo, só que todo feito de vidro. Legal, né?  Dá para curtir cada metro do percurso.

Segundo jogo

Depois do jogo contra a Jamaica, o destino da delegação será Montpellier, para a disputa contra a Austrália. A cidade será instalada bem no meio de caminho entre dois destinos bem badalados e que dispensam apresentações: a Riviera Francesa e a Espanha. Caso se anime em ir até lá, vai perceber que um grande número de estudantes. De todos os pontos turísticos de Montpellier, um dos principais é a Comédie, ou Praça da Comédia. O local é basicamente rodeado por cafés, alguns bares e construções históricas. Não faltam motivos para investir (e não perder) algumas boas horas lá.

011-ASTR-Copa-2019-Montpellier-Foto03.jpg

Conferir de perto, ainda em Montpellier, o Parc du Pyrou, localizado no centro da cidade e para prestar as devidas honrarias a Luís 14. Além de sua extensa área verde, preste atenção nas imagens e esculturas.  

Valenciennes e partiu oitavas! Amém?

Fechando o tour pelas cidades por onde a nossa seleção feminina passará, chegamos em Valenciennes. Por aqui, a pegada não é tão movimentada quando nos destinos anteriores. Vallen é tão pacata, mas tão pacata que de segunda-feira alguns comércios não abrem. Então, caso planeje fazer essa viagem, é importante ter isso em mente. Apesar disso, não falta uma igreja, no centro da cidade, para aqueles que gostam de unir turismo histórico e religioso. No mais, o ideal mesmo é concentrar as energias em Grenoble e em Montpellier.

011-ASTR-Copa-2019-Valenciennes-Foto04.jpg