No coração boêmio de São Paulo, o Beco do Batman

Guilherme Renso

 

Oi gente!! Voltei para contar pra vocês a história de um lugar dos mais legais em São Paulo. Eu já ensaiava para ir ao famigerado Beto do Batman há algum tempo. Mas tudo mudou quando, dia desses, olhei para o ponto do ônibus, o ponto do ônibus olhou pra mim e eu disse: a que ponto chegamos, camarada!! Vamos resolver isso agora mesmo.

012-made-foto-1-beco-do-batman-grafite

De repente, não mais que de repente, desci do ônibus e já estava cruzando São Paulo pelos trilhos do metrô, mais precisamente até a estação Vila Madalena, que vem a ser o fim da linha, literalmente. Chegando lá, você tem a opção de pegar um ônibus, ali mesmo, ao lado da estação, ir via motorista de aplicativo ou, a melhor das opções, pelo menos pra mim, a pé.

012-made-foto-2-arte-de-rua-cultura

Digo melhor das opções pois eu amo caminhar e, além do mais, a Vila Madalena, que já foi até tema de novela da Globo, te convida a andar e sentir o clima boêmio e intimista do local. Agora, olhando no titio Google pra contar pra vocês, eu vi que a distância entre a estação e o beco é de 1,6 quilômetro. Nem pareceu. Também há a possibilidade de descer na estação Fradique Coutinho, que fica na linha amarela.   

A origem

Mas, quando a gente chega a um lugar, o que a gente faz? Bat palma. Prometo que esta foi a última piada horrível que contei nesta conversa. O fato é que a origem do lugar, repleto de grafites, deu-se há mais ou menos trinta anos. Segundo relatos, nos idos dos anos 1980 um desenho, com o personagem que dá nome ao local, surgiu do nada em um dos cantos do beco. Desde então, não apenas o nome pegou, como a prática de fazer dele uma grande tela urbana a céu aberto para os artistas dos muros e paredes.

012-made-foto-3-mensagem-arte-de-rua-lambe-lambe

Mas com toda essa visibilidade, muitos artistas querem mostrar suas artes. Já pensando nisso, há uma espécie de código de honra entre eles. Na prática, ninguém pinta por cima de ninguém sem que o interessado ligue para aquele artista será sua arte coberta e solicite autorização.

Além dos grafites

012-made-foto-4-kombi-produtos-quadros

No entanto, não é só de grafite que se faz o beco. Há também outros artistas vendendo camisetas bem descoladas, além de quadros, garrafas pintadas, dentre outros apetrechos. Em toda essa história, só tem um “butt”: o horário. Eu fui em um sábado ensolarado, lá pelas 15h30. Era feriado prolongado e com isso deu pra curtir a vibe e conhecer com calma o local, sem muita fila para fotos.

A mesma tranquilidade não se repete aos finais de semana. É muita gente, galera. Voltando ao assunto horário, pode ir mais tarde, por exemplo umas 20h? Poder até pode, colega, mas, por questões de segurança, eu não recomendo.

Endereço   

O Beco do Batman fica na Rua Gonçalo Afonso, sem número. Como última dica e, para quem for de carro, devo dizer que automóveis não entram lá. Então a melhor saída seria mesmo deixar nos estacionamentos ao redor, como os da Rua Harmonia. O preço varia de R$ 15,00 a R$ 20,00. Ou seja, compensa mais ir de metrô.