Cara, exuberante e imponente: essa é Dubai

Giovanna Regis

A terra do edifício mais alto do mundo não deixa nada a desejar no quesito luxo. No entanto, a primeira consequência é que o custo não é dos mais doces. Ainda assim, vale cada Dirham (moeda local) investida. Nesse sentido, se a sua ideia é conhecer a cidade do deserto e aproveitar tudo que ela pode lhe oferecer, quatro ou cinco dias são suficientes. Falando em tempo, o fuso horário com o Brasil é de mais ou menos sete horas.



Antes de apresentar o que é legal, vamos tirar logo da frente aquilo que você precisa saber, até para se preparar e não tomar sustos. A falta de humidade no ar e a variação da temperatura podem te pegar de surpresa. Indo pra parte mais legal, o horário de funcionamento do comércio é geralmente das 10h (horário local) até às 23h ou meia-noite. Então ninguém precisa se preocupar em acordar cedo todos os dias.

Sobre as minhas impressões, não pense em um lugar com todas as mulheres cobertas e ouro por todas as partes. A cidade é praticamente uma NYC. Claro que tem muitos muçulmanos, mas são bem mais liberais do que em outras regiões. Apesar disso, tentar evitar alcinha é uma forma de respeitar a cultura dos nativos.  

A parte nova da cidade é um luxo. Tudo muito cheiroso e limpo. Apesar disso, o calor de 40° em pleno outono me impediu de sair muitas vezes. Na primeira tentativa, passei mal. Então o ideal é pegar táxi ou metrô durante a sua estadia. Os valores não são caros e a gente fica bem mais disposto para curtir o lugar.

Antes de passar à lista de coisas para fazer, devo dizer que bebida alcóolica é uma raridade e, como qualquer artigo difícil, custa uma fortuna. Isso se deve ao fato de que,  por questões religiosas e culturais, nem todos os ambientes podem oferecê-la.

Na parte nova da cidade, destaco Burj Khalifa. Porém, ainda no Brasil, ou onde você estiver, compre o ticket e aproveite o prédio mais alto do mundo. A entrada custa $ 127,00. Não é barato, mas ir até lá e deixar de conferir o Burj Khalifa, é como se o passeio ficasse pela metade. Confira também o Dubai Mall, que está no mesmo complexo. O acesso ao Burj, inclusive, é por dentro do Mall. Se conseguir passar a noite, vá ver o show das águas do Dubai Mall. É maravilhoso!

Já o Palmeira Jumeirah não é tão legal assim. Quer dizer, a minha desilusão ficou por conta de não ter conseguido ver três ilhas em formato de palmeiras. Ter essa visão só é possível para quem faz o passeio de helicóptero ou se pular de paraquedas. Caso não estejas tão cheio da grana assim (como eu não estava), sobrará dar uma voltinha na ilha. Fui de táxi, combinei um valor com o taxista e ele me levou para conhecer os principais hotéis e lugares de uma das porções de terra.

Por outro lado, Dubai Marina é um dos lugares mais lindos da cidade. A dica que vale ouro é ir à noite. Se puder, gaste um pouco mais e jante no shopping da Marina. Aproveite para desfrutar da vista.

Depois da Dubai nova, quero compartilhar com vocês um pouco da experiência que tive na parte antiga, como em Dubai Creek, por exemplo. Não dá para ir à cidade e ficar só na parte rica e chique. Conheça também a periferia, que na verdade é praticamente um mercado marroquino, cheio de construções “antigas” e pessoas mais pobres. Gente igual a gente.

Para chegar nessa área, fui pelo creek, que vem a ser nada menos do que uma canoinha quadrada, utilizada para transportar as pessoas. Custa 1 Dirham. Em Gold Souk, o mercado do ouro, há várias lojinhas com peças naquele material e outras pedras. É bem mais barato que no Brasil, mas ainda sim, é ouro né, gente? Nunca vai custar R$ 50,00.

Chegou a hora de falar de compras e, compras, remete-nos a Spice Souk. Se você quer lembrancinhas, lenços, roupas típicas e temperos, o Spice souk é seu lugar. É praticamente um Paraguai árabe. Gente te puxando, chamando, falando em inglês e português. Isso dura até que o vendedor te conquiste e você entre na loja. Dica? Tudo é barganhavel. Comprei uma roupa que custava 350 Dirhams por 150.

Além disso, existem outras opções de passeio, que eu não fiz, mas ouvi falar muito bem:

  • Passeio pelo deserto com churrasco Árabe
  • Aquário de Dubai (fica dentro do Dubai Mall, passei na frente mas não entrei)
  • Mini cruzeiro de Creek com jantar
  • Salto de paraquedas

Boa viagem!!!