Exposição em São Paulo revive os clássicos da TV Cultura 

Guilherme Renso

Castelo Rá-Tim-Bum, Rá-Tim-Bum, Mundo da Lua, Roda Viva e inúmeros outros clássicos infantis da TV Cultura, com direito a reprodução de cenários, exposição de bonecos e aquele encanto que só o Canal 2 proporcionou na infância de milhões de brasileiros, inclusive na minha. Tudo isso para celebrar os 50 anos, completados no último dia 25 de janeiro, daquela rede de TV pública. Então, pessoal, como diz o nome da mostra instalada no Shopping Eldorado, em São Paulo, “Entra que lá vem História!” 

017-diver-foto-1-50-anos-cultura-ra-tim-bum

Trilogia do Canal 2

Aliás, aos que estão com a memória mais fresca, o próprio nome já nos remete ao Rá-Tim-Bum, certo? Para quem não está lembrado, em um dos quadros daquela atração premiadíssima no mundo inteiro, um menino ouvia a frase “Senta que lá vem a história”. O próprio Rá-Tim-Bum foi o primeiro dos três programas com este nome, sucedido pelo Castelo e, mais tarde, pela Ilha Rá-Tim-Bum.

017-diver-foto-2-celeste-cobra-nino-arvore 

Sobre esse trio de ouro, eu descobri em “Entra que lá vem história” muito mais coisas em comum além do nome.  A principal delas é que existe um personagem, ou melhor, um animal específico, presente nos três. Alguém tem algum palpite? São as cobras, que atendem pelo nome de Silvia, Celeste (como se fosse possível esquecer o nome da jararaca) e Suzana, respectivamente personagens do Rá-Tim-Bum, Castelo e Ilha.

Onde tudo pode acontecer!

017-diver-foto-3-mundo-da-lua-gravador-lucas

Mudando de programa, mas não muito, falando sobre o Mundo da Lua, uma das figuras que despertavam gargalhadas do público, e o inconformismo da Carol e do Rogério Silva e Silva, era o tio Dudu. Lembra-se dele? Pois é. A figura ligeiramente desmiolada escondia, na verdade, um gênio. O principal criador de todos estes programas que mencionei até aqui, é ele, o brilhante Flávio de Souza, também conhecido como  cientista Tíbio, irmão do Perônio e eternos pesquisadores sobre o voo das borboletas. Aliás, a própria curadoria de “Entra que lá vem História” é do Flávio. 

Mas, ainda falando diretamente do mundo da lua, onde tudo pode acontecer, a outra boa notícia é que é possível interagir com o cenário, sentando no sofá idêntico ao da família Silvia e Silvia. Não deixe ainda de  tirar várias fotos do gravador do Lucas (que hoje pertence ao Luciano Amaral, intérprete do personagem), e ver o rádio, original, por onde a Rosa ouvia o Programa Ney Nunes.

017-diver-foto-4-sofa-familia-silva-e-silva

E agora, gente, tá na hora do Cocoricó e da turma do Júlio! O paiol está montando em um espaço mais discreto, mas puxa, puxa que puxa, a bicharada do vocal está toda lá. Sobre o Júlio, espero agora não acabar com a infância de ninguém, no entanto, lembra-se da voz dele, da voz do Gato Pintado e do Relógio (ambos do Castelo Rá-Tim-Bum), além da voz X do X-Tudo e do Garibaldo, da Vila Sésamo? Eram parecidas, né? Na verdade, quem dava vida a todos eles é o Fernando Gomes, grande mestre na manipulação de bonecos.

017-diver-foto-5-X-Tudo-X 

A área dedicada aos peixinhos do Glub Glub e o cenário montado em alusão ao programa Roda Viva também merecem toda a nossa atenção. Afinal gente, as crianças dos anos 1980 e 1990, que passaram horas assistindo a programação infantil, cresceram e hoje têm à disposição um excelente programa de entrevistas, que já atravessou muitas gerações e por onde já passou nomes como Ayrton Senna, Tom Jobim e Darcy Ribeiro .

Onde, como e quanto

Então, anote aí. A Exposição “Entra que lá vem história” está no Shopping Eldorado, em São Paulo e por fica até o dia 22 de setembro, de terça a sexta, das 12h às 22h, com o início da última sessão às 20h30. Aos sábados e feriados, os horários mudam para das 10h às 22h, com o início da última sessão as 21h30. Por fim, aos domingos, a visitação ocorre das 12h às 21h. Por sua vez, o centro de compras está a cinco minutos a pé da estação Faria Lima, pela linha Amarela do metrô, mais precisamente na Avenida Rebouças, 3970. Os ingressos custam R$ 24,00 a inteira e R$ 12,00 meia entrada.