5 motivos para toda jovem considerar fazer Au Pair

Mayara Tabone

É cada vez mais normal ouvir de amigos, colegas de trabalho ou conhecidos, principalmente os solteiros entre 18 e 35 anos, que eles não estão contentes no trabalho, na vida amorosa ou em pelo menos um aspecto da vida pessoal. Muitos desses buscam alternativas para recomeçar ou evoluir como profissional e pessoa. Nesse sentido, o intercâmbio desponta como uma solução. No entanto, entre tantas opções de países e programas, é natural que alguns se percam nesse caminho.

Esse post será dedicado a apenas uma dessas opções. Caso não seja a sua, fique tranquilo: outros posts virão por aí. Meninas de 18 a 26 anos, que têm experiência ou gostam muito de crianças, podem considerar o programa de Au Pair como o caminho mais indicado. Isso levando em conta que o programa tem baixo custo, moradia, alimentação e trabalho garantido, estudo incluso, além da oportunidade de uma grande imersão na cultura americana e aprendizado do idioma. Algumas famílias ainda emprestam carro, ajudam com gasolina, levam a Au Pair para passear ou até em viagens de férias – isso não é obrigatório, mas é bem comum!

 

Baixo custo

 O valor de um programa de Au Pair é entre R$1.500 e R$ 2.000, dependendo da cotação do dólar. Também há variação de agência para agência. Nesse valor geralmente está incluso a taxa de inscrição, o acesso ao site onde a candidata cria seu perfil e as passagens de ida e volta, caso a pessoa cumpra os 12 meses de programa.

 

Moradia, alimentação e trabalho garantidos

 Aquelas que optarem por um programa de Au Pair, já saem do Brasil com um trabalho garantido em uma casa de família, que também será a grande responsável pela moradia e alimentação (a viajante não paga nada por isso). A jornada de trabalho é por volta de 40h por semana, com o pagamento de cerca de $800 por mês.  

 

 Estudo obrigatório

 O programa tem duração de um ano e quem participa tem a obrigação de estudar uma quantidade mínima de horas dentro dos 12 meses. A família é responsável por pagar $500 para que a Au Pair faça um curso, seja de inglês, profissionalizante ou até mesmo de formação acadêmica – graduação, mestrado, MBA...

 

 Imersão na cultura americana

 A Au Pair geralmente passa a fazer parte da família e é considerada como a irmã mais velha. Sendo assim, ela entra na rotina daquele lar, aprendendo como funciona a rotina, os costumes e muito mais. Sem contar que também tem uma exposição muito grande ao inglês, fazendo com que ela aprimore o idioma de maneira mais rápida e facilmente.

 

 Oportunidade de conhecer inúmeros novos lugares

 Como já mencionado anteriormente, a Au Pair tem uma rotina de trabalho de 40h semanais, que podem ser horas trabalhadas durante os dias úteis ou aos finais de semana. Porém, é obrigatório que ela tenha um dia e meio de folga por semana, um final de semana livre por mês e duas semanas de férias remuneradas. Com esse tempo livre e o valor acessível de passagem e hospedagem, é possível viajar para diversos lugares dos Estados Unidos, como Nova Iorque, Las Vegas, Orlando, Miami, Califórnia e muitos outros destinos.

O programa de Au Pair é, sem dúvida, uma grande aventura e traz muitos resultados positivos para quem participa. É um crescimento pessoal e até profissional sem tamanho. Há quem use essa experiência para se preparar para ser mãe e, claro, tem as algumas que decidem que nunca terão filhos! rs

Quer saber mais segredos de como viajar o mundo e conhecer pessoas e lugares incríveis? Não deixe de acompanhar o Mochilaí e nossas redes sociais. Até a próxima!