Quero estudar no exterior, mas como escolher qual faculdade?

Mayara Tabone

Muitas pessoas me perguntam como escolhi morar em Miami e estudar na Florida International University (FIU). Então decidi compartilhar um pouco do processo de definição da cidade e do curso. Também vou contar sobre quais são as minhas impressões até agora.

 

De acordo com o Centro Nacional para Estatísticas da Educação dos Estados Unidos, há aqui no país mais de 7.000 instituições acadêmicas voltadas à formação superior. Com tantas opções, comecei fazendo uma lista dos lugares que gostaria de morar ou que tinham pessoas conhecidas por perto (o que sempre faz bastante diferença no seu cotidiano depois que você mora fora). Guardei esse arquivo e comecei a pesquisar rankings dos mais variados tipos: quais as melhores universidades do país, os estados com mais benefícios a estudantes, entre outros. Cruzei as duas listas e selecionei as cinco cidades que estavam em ambas, ou que se destacavam em uma delas. A relação ficou assim: Nova Iorque, Boston, Miami, Georgia e Philadelphia.  

 

O próximo passo foi olhar as melhores faculdades e universidades de cada uma dessas cidades na minha área de estudo (comunicação) e isso reduziu minhas opções consideravelmente. Muitas escolas que eu já tinha ouvido falar ou que estavam entre as minhas favoritas, não possuíam um curso com o foco que eu queria. No paralelo, fiz uma pesquisa sobre o custo de vida em cada uma dessas cidades, considerando aluguel, transporte público e alimentação.  

 

Com todas essas relações prontas, decidi fazer uma tabela de Excel. Aliás, há quem me chame de “a louca do Excel”, mas eu acredito que é uma das melhores formas de comparar as coisas. Então eu coloquei a cidade, a universidade, custo aproximado das despesas, universidades e cursos. Com a busca que fiz, minha lista acabou reduzida para quatro opções.  

 

A maioria das faculdades aqui cobra por crédito e, por isso, varia muito quantos créditos cada matéria vale e ainda quantos créditos você precisa ter para terminar aquele curso. Como aluno internacional, também vai variar de universidade para universidade quantos créditos o estudante precisa fazer por semestre. Demorei muito tempo para identificar todos esses detalhes e ter uma estimativa próxima de valor daquilo que seria o custo anual e total do curso.

 

Foi então que minha decisão estava entre Florida International University (North Miami - Florida) e mais três opções. A FIU se destacou em diversos pontos, apesar de ser um pouco mais cara que as demais. Miami também trouxe um peso para a minha decisão e os motivos foram o clima, a proximidade com o Brasil, a quantidade de escritórios de agências grandes na área de comunicação e o olhar dos negócios de Miami para a América Latina.

002INTER-Foto1-Mayara-escolha-faculdade

Falando inglês, espanhol e português, vi uma oportunidade de destaque no mercado de trabalho e decidi fazer todo o processo de inscrição na FIU, dedicando-me a ela. Se entrasse seria ela a escolhida e caso não entrasse, partiria para as demais. Fui aceita e foi uma das melhores sensações de conquista que tive durante todo meu processo acadêmico, mas também foi o dia de maior choradeira na minha casa.


002INTER-Foto2-Mayara-familia

Não me arrependo em nenhum momento do curso que escolhi e nem da faculdade. O conteúdo foi de extremo valor. O espanhol aqui é quase um requisito básico e não um diferencial, como havia imaginado, mas o português sim e o inglês, por incrível que pareça, também.

002INTER-Foto3-Mayara-FIU

Hoje, depois de três semestres, 10 matérias, incontáveis apresentações, relatórios e provas, meu mestrado chega ao fim. Foram longos e intensos 16 meses que me dediquei ao mestrado e coloquei como meu principal objetivo. Foram altos e baixos, diversas noites acordada até tarde e finais de semana usados para estudar e desenvolver trabalhos. Fácil? Não foi nem um pouco. Gratificante? Não tenho palavras para descrever o quanto. É uma sensação indescritível de missão cumprida, com orgulho, com medo do tempo que voa e com saudades da vida acadêmica que já aparece por aqui. Só posso dizer que valeu a pena! E muito!!!

 

002INTER-Foto4-Mayara-imagem


QUER SABER MAIS DE INTERCÂMBIO?

Chegar. Ficar. Partir.