A de Argentina. A de Acolhida.
Amanda Bezerra e Rodrigo Guimarães
País novo, vida nova! Partimos para a Argentina e logo ficamos maravilhados com as estradas da Província de Entre Rios. A sensação era de viajar sobre a superfície da terra como nas fotos de satélite.
O primeiro destino era Rosário, a terceira maior cidade do país com grande importância econômica, arquitetura impressionante e vida cultural ativa. Mas o que encheu nossos olhos foi o gigante Rio Paraná. Principal atração da cidade, às margens do rio se concentram bares, restaurantes, museus, academias e diversos parques com áreas verdes, ciclovias e espaços de recreação onde se reúnem famílias e amigos. Quase um compromisso diário e também uma excelente alternativa para as noites quentes do verão de Rosário, os argentinos não perdem a oportunidade de fazer um piquenique e tomar um mate ao ar livre. Além disso, o Wi-Fi é livre praticamente em todas as praças, ideal para viajantes.
Rosário trouxe um ar mais leve para a jornada, pudemos nos acalmar e pensar em como reformular os planos e programar os próximos KMs. Além disso, o clima era de virada de ano, o que normalmente traz mais esperança de dias melhores. No meio desta reestruturação tínhamos uma necessidade: fazer a revisão de 32.000km da Magrela. Estávamos preocupados com o custo desta manutenção, pois já havíamos sido surpreendidos com o gasto não planejado da troca do descanso da moto, logo no segundo dia de viagem.
Mas essa cidade foi tão maravilhosa que nos presenteou com pessoas muito especiais. De um agendamento na concessionária Triumph de Rosário fomos recebidos com o maior carinho pela equipe que se mostraram ansiosos por conhecer nossa história. E mais que isso, eles queriam nos ajudar, como motociclistas, como viajantes, como amigos e também como admiradores. Fomos recebidos com um delicioso café da manhã, uma sessão de fotos e entrevista, ganhamos a revisão completa e um banho na Magrela. Além disso, nos convidaram a conhecer o clube de motociclistas da cidade, um grupo diverso mas muito unido pela paixão por duas rodas.
Estávamos saltando de felicidade. É até difícil colocar em palavras o tamanho da gratidão que temos a estas pessoas. Alí vimos que a rivalidade Brasil x Argentina não passa do futebol e que los hermanos são pessoas sensacionais. Compartilhamos nossa história com cada um chegava para conhecer “os brasileiros de moto”. Recebemos dicas de motociclistas experientes, ouvimos com atenção suas trajetórias pelas estradas na América do Sul, principalmente. Gostamos tanto que estendemos a estadia por dois dias na cidade.
A última noite, fechamos com chave de ouro! Em um passeio com mais de trinta motos pelos principais pontos de Rosario, partimos do custom club Lords Riders e terminamos a noite em uma das mais tradicionais hamburguerias e cervejarias artesanais da cidade.
Depois de uma semana partimos com muitos convites de regresso e levamos grandes amigos.