Viagem + comida + aprendizado = experiências pra vida

Amanda Bezerra e Rodrigo Guimarães

O mais valioso em uma viagem são os aprendizados que somamos ao longo do caminho. Neste último capítulo sobre nossa estadia em San Francisco Del Monte de Oro, na Argentina, queremos compartilhar o que aprendemos sobre comida. Não é novidade para ninguém que os argentinos são conhecidos pelo churrasco e a deliciosa variedade de massas e vinhos. Mas nós queremos mesmo é falar daquilo que não se pode comer. Calma, já vamos explicar!

020-nam-foto-1-churrasco-san-francisco-del-monte

 

Vidas que se aproximam   

Durante nossos dias com a família Escudero Romano conhecemos e aprendemos sobre a doença celíaca. Catalina, a terceira filha do casal, desenvolveu a doença nos últimos dois anos. A celíaca é uma reação imunológica do corpo e causada pela ingestão de glúten, produz efeitos gravíssimos para a saúde se o tratamento não for adequado. Para isso, é necessário uma dieta rigorosa sem glúten.

Ir ao supermercado, à padaria e ao açougue buscar alimentos sem glúten não é tão simples assim. Encontrar um restaurante adequado também é tarefa difícil, pelo menos na Argentina. Está aí um ponto bastante curioso que descobrimos. A família que já visitou o Brasil em algumas ocasiões elogiou a variedade de produtos livre de glúten, e também a facilidade de encontrar restaurantes com cardápio variado. Outro ponto positivo é sobre as informações nutricionais nas embalagens, importante para identificar a composição dos produtos.

 

Empatia com a intolerância alimentar

Além disso, existem alguns cuidados que nós sequer imaginávamos. A preocupação não é só em comer algo que contém glúten, mas também não comer um alimento contaminado. Por exemplo, um açougueiro que utiliza uma tábua de carnes para preparar uma linguiça com condimentos e com glúten não pode usar a mesma tábua para cortar a carneque ele venderá para um celíaco. O mesmo acontece com a preparação da comida em casa, com panelas, pratos, talheres e até a esponja de lavar louças.

020-nam-foto-2-comidas-deliciosas-intercambio-troca 

Difícil né? Porém, não impossível! Como sabemos são das dificuldades que nascem as ideias mais criativas, certo?! Desta vez não foi diferente, os argentinos são excelentes cozinheiros, uma das atividades preferidas desta família é preparar as refeições juntas. Então começaram a adaptar e inovar nas receitas. Mas esta ideia não ficou apenas na rotina da casa, em homenagem à irmã, Julian e Coti criaram seu restaurante delivery chamado Catalinas Glúten Free.

020-nam-foto-3-estilo-de-vida-moto-viagem-troca-amizade

 

Ótimos pratos

Nós provamos e aprovamos muitas delícias que eles preparam, mas o mais divertido foi participar de uma feira gastronômica com esse time. O menu principal era pizza de queijo e de sobremesa tínhamos alfajores. Eles cozinhavam e vendiam, e nós fazíamos a propaganda comendo, claro. Quer maior incentivo do que fazer alguém “comer com os olhos” para abrir o apetite.

020-nam-foto-4-moto-hora-da-despedida

Entre comidas, danças, músicas, jogos, passeios, risadas, mates e cafezinhos, chegou nossa hora de voltar para a estrada. Uma das coisas mais difíceis da viagem são as despedidas. Desta fez foi de partir o coração, mas foi um até logo com promessa de reencontro em breve. Afinal, família é família, mesmo que emprestada. A gente pode até ficar um tempo longe, mas acaba sempre voltando. Até logo!!

Amanda Bezerra e Rodrigo Guimarães

Colunistas

10 posts