Caminhos do Sul - Canions RS / SC

Giovanna Regis

Já percebeu como a gente costuma valorizar os destinos internacionais muito mais do que os do Brasil? Pensando nisso, achei interessante fazer algumas matérias relacionadas à Região Sul (de onde eu sou). Não tem momento melhor para falar do Sul do que o inverno, a estação mais charmosa do ano e bem mais rigorosa nesta região. O primeiro destino que me encanta é Cambará do Sul, cidadezinha localizada no Rio Grande do Sul, bem próxima a Santa Catarina. As montanhas e os cânions da região são um show de beleza natural incontestáveis.

004-NAT-foto-1-canion

São necessários dois ou três dias para passear pela região. Mas, se você for ligado à aventura e longas trilhas, reserve mais tempo. Cambará é um paraíso ecológico que reserva lugares surpreendentes como o Cânion Fortaleza. Ele é selvagem e esplendoroso. No entanto, dá um pouquinho trabalho para chegar. A estrada não é das melhores e é necessário caminhar em torno de 40 minutos, até a ponta do cânion. A vista vale cada perda de fôlego.

Já a Pedra do Segredo será localizada no mesmo parque que o Cânion Fortaleza. A pedra segue uma trilha no caminho oposto, tranquila e cercada pela cachoeira do Tigre Negro.

Por sua vez, o Cânion do Itaimbezinho, ponto mais conhecido de Cambará, é organizado e limpo. Já a trilha é um pouco demorada, mas bem fácil de fazer. Há também diversas paradas com vistas maravilhosas até a ponta do cânion. As longas cachoeiras são um encanto à parte. Até sua última parada, a trilha leva 1h30.

004-NAT-foto-2-giovanna

Falando sobre o Parque Aparados da Serra, em seu interior se encontra o Itaimbezinho. Lá há também uma trilha para o outro lado, de onde se tem uma vista diferente dos cânions e é possível conhecer um pouco mais da natureza do local.

Agora, caso você goste de cachoeiras, vale fazer o tour pelo Circuito das Águas. É mais legal fazer no verão, para poder se banhar, mas para quem curte passar um friozinho, o destino é um encanto.

 004-NAT-foto-3-cachoeiras-aparados-da-serra

Desafio mesmo irá encontrar na trilha do boi, com suas quatro horas de ida e quatro horas de volta. A trilha fica na verdade em Santa Catarina, dentro dos Cânions. É necessário um guia e o ideal é fazê-la no verão, para poder curtir as cachoeiras do caminho. A trilha nem sempre é acessível, por questões do nível da água. Em razão disso, é sempre importante reservar e verificar antes.

004-NAT-foto-4-casal 

Informações necessárias:

  • Independente da época do ano, leve repelente

  • Reserve hotel com antecedência. Não é tão fácil encontrá-los na internet.

  • A comida no lugar é um presente à parte. Tudo que é feito lá é uma delícia, desde os locais mais simples até os mais sofisticados.

  • Dê uma revisada no seu veículo antes de viajar e fique atento: a maioria das estradas é de terra.

  • Os parques abrem às 8h da manhã e costumam fechar às 17h. Apesar da entrada não ser paga, hoje quem cuida do local são voluntários e qualquer ajuda financeira é bem-vinda para manter o patrimônio.

  • Roupas e sapatos confortáveis são itens indispensáveis nessa viagem, além dos casaquinhos.

Pra fechar com chave de ouro, a região fica bem próxima a Gramado, Canela e Três Coroas, mas essa conversa vai ficar para o próximo mês.