A Dubai polonesa

Flavia Krenkel

Oi pessoal, hoje vou apresentar Gdansk (Polônia) para vocês. Apesar de ser uma cidade pouco conhecida pelos brasileiros, ela sempre teve grande importância em períodos históricos da Europa. 

029-PASS-RUASNATAL.jpg

Desde a Idade Média, Gdansk sempre recebeu muito destaque por ser uma cidade portuária e fez parte da Liga Hanseática nos séculos XIV e XV. A Liga Hanseática era formada por cidades mercantis que monopolizam o comércio no norte da Europa e nos Bálticos, inclusive Hamburgo, onde moro hoje, também fazia parte dessa liga. 

Durante esse período a cidade se desenvolveu muito financeiramente e fazia questão de ostentar essa riqueza com construções muito luxuosas e com muitos detalhes em ouro. Um passeio rápido na cidade velha e é possível perceber toda a riqueza da época. Para se ter uma ideia, a ostentação de Gdansk durante o período da Liga Hanseática pode ser comparada à ostentação atual de Dubai.

Nessa região vale a pena passear pelo Highland Gate, que era o portão principal da cidade medieval, ele foi construído por volta de 1588 no estilo renascentista. Logo à frente estará o Golden Gate, ao atravessá-lo você finalmente estará na cidade antiga. Eu adorei essa região, principalmente a rua Ulica Piwna, a rua da cerveja. Ela chama atenção pela quantidade de bares e restaurantes. Eles oferecem muitas comidas e bebidas típicas. Próximo a ela está a Ulica Mariacka, considerada a rua mais romântica da cidade pela arquitetura das casinhas, é o cenário perfeito para fotos. Logo ao lado está a Igreja de Santa Maria, a maior igreja de tijolos do mundo! 

Obviamente que toda essa riqueza chamava atenção e a cidade foi invadida várias vezes. A invasão mais famosa foi a sofrida pela Alemanha em 1939, resultando na violação do Tratado de Versalhes, marcando o início da Segunda Guerra Mundial. Os soldados poloneses tentaram resistir à invasão, mas infelizmente ficaram ilhados no prédio dos Correios. Por isso, hoje, além de seus serviços, o correio funciona também como um museu contanto toda a história de resistência polonesa. Vale muito a pena conhecer o prédio, é emocionante. Caso queira saber ainda mais sobre a Segunda Guerra Mundial, bem próximo ao correio fica o Museum II Wojny Swiatowej, é um dos maiores que já visitei sobre esse tema. Por isso, caso tenha interesse em conhecer, é melhor reservar um dia todo só para ele.
Bom, para finalizar, gostaria de comentar que uma coisa que me chamou atenção é que Gdansk lembra muito Amsterdã, sendo completamente diferente de outras cidades polonesas. Isso porque, o imposto era cobrado sobre a área do terreno, por isso as pessoas construíam casas estreitas de vários andares. E é por isso tudo que adorei a cidade, são várias em uma só.