Ilha de Páscoa pelas impressões de quem esteve lá

Guilherme Renso

Antes de compartilhar com vocês tudo o que eu descobri sobre esta ilha, localizada na Polinésia, eu vou explicar o “Feliz Páscoa”. Durante as minhas pesquisas eu descobri que o nosso destino de hoje, a Ilha de Páscoa, tem este nome por ter sido descoberta pelo navegador Jacob Roggeveen, em 5 de abril de 1722. Que dia era 5 de abril? Não precisa jogar no Google. Estamos falando de um belo domingo de Páscoa. A pergunta que não quer calar: será que ele encontrou algum ovo escondido entre os sítios arqueológicos formado pelos Moais?  

008-pass-foto-1-ilha-de-pascoa-carrancas-moais.jpg

Falando neles

Se havia ovo eu não sei, mas o fato é pequena ilha de 163 km² (a título de comparação, só a cidade do Rio de Janeiro tem 1.255 km²) possui toda essa fama mundial e importância histórica graças a eles, os Moais. Para quem não está ligando nome à cabeça, ou melhor, ao objeto, Moais são aquelas estátuas enormes e pesadas, de pedra, organizadas lado a lado e distribuídas pelos quatro cantos da ilha, sempre de costas para o mar.

008-pass-foto-2-passeio-noturno-moais-via-lactea

O Milton Assumpção, de São Paulo, esteve lá no início de 2019 com a sua esposa Ruth e ele me contou várias coisas sobre os Moais. A tradição na época era que cada família esculpisse o seu para que, mais tarde, ao redor de cada um, fossem sepultados os membros daquele grupo. Mas o que elas fazem de costas para o mar e voltadas para o interior da ilha? A ideia era que os espíritos dos mortos protegessem os descendentes, ainda vivos.

008-pass-foto-3-vulcoes-ilha-de-pascoa

Onde fica? Que onde levar?

Mas você deve estar se perguntando como faz para chegar até lá. Enquanto eu procuro o meu Guia Quatro Rodas (devo ter emprestado pro Armindo) para responder a esta pergunta, devo dizer que a Ilha de Páscoa fica no Pacífico, ainda em território chileno e a moeda vigente é o Peso Chileno. Eu descobri que eles também aceitam dólar, mas nem preciso dizer qual conversão sai mais em conta, né? Ah, evite levar só com o cartão, pois poucos estabelecimentos o aceitam. Em Hanga Roa, o centro comercial de Páscoa, há dois bancos, além do caixa eletrônico no aeroporto.

Eu não encontrei o meu Guia Quatro Rodas, então resolvi perguntar ao Milton como é para chegar até lá e ele me contou que o único jeito é de avião mesmo. No verão, considerada alta temporada, há dois voos diários e matutinos, partindo de Santiago e outros dois de volta, na parte da tarde. Quando termina o verão, a oferta diminui para um de ida e outro de volta. O percurso é de aproximadamente cinco horas.

008-pass-foto-4-por-do-sol-noturna-moais

Como de llama?

Os idiomas falados por são o espanhol e o rapa nui. Rapa quem? Calma que eu explico. De forma bem resumida, afinal esta história merece uma matéria mais completa, Rapa Nui, ou Rapanui, foram os primeiros povos da Ilha. Por tamanha influência, os próprios polinésios chamam o local de Rapa Nui. Atualmente e, dos aproximadamente dez mil habitantes, quatro mil possuem a ancestralidade Rapa Nui.   

Vulcões

008-pass-foto-5-vulcoes-chile-pascoa

Outra, ou melhor, outras atrações de Páscoa são os vulcões, que não estão mais em atividades. Aliás, sem a existência deles, a própria ilha não teria vindo uma mundo. É que, conforme a história nos conta,  o povoado Rapa Nui surgiu a partir das formações vulcânicas. Os quatro mais importantes desta história são Rano Kau, Maunga Terevaka, Rano Raraku e Poike.

Por fim, devo ressaltar que Páscoa é um grande sítio arqueológico e, por isso, todos que forem até lá devem ter muito cuidado. Tocar nas carrascas, ou se apoiar nelas, é proibido. E gente, se tem uma coisa que já passou da hora de darmos um fim é no “jeitinho brasileiro” de tirar fotos ou tocar em monumentos que devem ser preservados. Sem querer ser o Lineu da Grande Família, vamos ser exemplos para o mundo também neste aspecto!! Já pensou que lindo?

Dica extra

Essa foto com o céu maravilhoso que o Milton nos enviou é feito na praia de Anakena. A equipe que promove o passeio faz as imagens e manda para o e-mail do turista, no dia seguinte. São quatro horas de passeio, das 21h à 1h.