Uma estadia na terra do Drácula

Flavia Krenkel

Olá pessoal, hoje vou falar da Romênia, lugar ideal para quem gosta de história com uma pitada de fantasia. Bom, para começar, preciso dizer que a Romênia tem várias regiões que valem a pena conhecer. Infelizmente só conheci uma parte e hoje vou apresentá-la para vocês.

O objetivo de viajar para a Romênia era conhecer o famoso castelo do Conde Drácula. Decidimos nos hospedar na cidade de Brasov e compramos o transporte para os pontos turísticos direto no hostel. O Castelo de Bran fica no município de mesmo nome é o principal ponto turístico da região da Transilvânia, ele está sempre muito lotado de visitantes, então já se preparem para as filas. O entorno do castelo é muito bonito e impressionante, e foi por isso que comecei a prestar mais atenção na paisagem da região.

028-PASS-BRASON-INTERNA

O castelo fica em cima de um monte rochoso e impressiona pela beleza, porém o interior não impressiona tanto. Lá dentro, é possível ver os objetos da rainha Maria da Romênia e algumas passagens secretas. Apesar das características do Castelo serem muito parecidas com as descritas no livro, o real castelo do príncipe Vlad Tepes (que serviu de inspiração para o livro) está localizado na cidade de Arefu. Porém, acredita-se que o príncipe já esteve sim no castelo de Bran, mas como prisioneiro do rei da Hungria.

028-PASS-CASTELODRACULA-INTERNA

O castelo foi o que me fez querer conhecer a Romênia, porém de tudo que vi, foi o que menos me marcou. Conheci também o Castelo de Peles, na cidade de Sinaia, esse sim impressiona, por dentro e por fora. É um dos Castelos mais bonitos que já fui. O jardim chama atenção pelos pinheiros e pelas estátuas, cenário maravilhoso para fotos. Seu interior chama atenção pela decoração toda esculpida em madeira talhada.

028-PASS-CASTELODEPELES-INTERNA

Saindo um pouco dos castelos, vamos agora para minha parte preferida da Romênia, as paisagens naturais. As montanhas e florestas, estavam pintadas pelas cores do outono europeu, um misto de laranja, amarelo e vermelho, junto com o verde dos pinheiros.

Uma atração muito legal em meio a natureza é o Santuário dos Ursos, na cidade de Zarnesti.

A Romênia é conhecida pelo grande número de ursos pardos, que já foi muito maior, mas ao longo dos anos foi diminuindo devido à caça e manutenção dos animais em condições precárias. Inaugurado em 2005, o lugar tem cerca de 69 hectares de floresta e já recebeu mais de 130 ursos.  Quando estive lá, a estrela era Charles, um urso pardo recém-chegado dos Estados Unidos. Para trazê-lo foi necessária uma megaoperação, ele foi resgatado de um circo que o mantinha em más condições e só se alimentava de fast-food.

Bom, esses foram os principais lugares que conheci na Romênia, além do centrinho de Brasov.  

Ah...em frente a prefeitura da cidade encontra-se uma estátua da loba Capitolina e os dois gêmeos fundadores de Roma, Rômulo e Remo. Essa é apenas uma de várias estátuas da loba espalhadas pela Romênia, isso porque estudos sugerem que o povo da Romênia é descendente dos irmãos.

028-PASS-LOBA-INTERNA

Bom, acho que consegui descrever tudo que conheci, mas com certeza quero conhecer muito mais do país. Além de todos os pontos que apresentei, acho importante ressaltar que a Romênia é um dos lugares mais baratos para se visitar na Europa. O Leu romeno é super desvalorizado frente ao Euro. Dá pra fazer uma viagem muito legal, gastando pouco e comendo muito bem. Espero que tenham gostado desse país ainda pouco explorado pelos brasileiros.

028-PASS-ROMENIAFLAVINHA-INTERNA