Comida, compras e cachoeiras: estamos em Penedo

Guilherme Renso

Tudo bem que eu sou suspeito para falar, pois gosto muito de Resende e Penedo,  respectivamente cidade e distrito de Itatiaia, localizados ao Sul do estado do Rio de Janeiro. Uma é vizinha do outro e, estando em Resende, terra da AMAN – Academia Militar das Agulhas Negras, você pode pegar um ônibus de linha até a colônia finlandesa, ou ir de carro mesmo. É bem rapidinho.

No entanto, vou deixar esse percentual resendense que habita o meu coração um pouco de lado, pois o assunto aqui é relaxar em Penedo. Para o início da conversa, quero contar bem rapidinho a história do lugar. Tudo começou quando o finlandês Toivo Uuskallio veio com sua família para o Brasil, em 1927, depois de ter recebido em um sonho a missão de deixar o seu país, rumo ao hemisfério Sul. Após a sua partida, outras inúmeras famílias da Finlândia também tomaram o mesmo caminho e, por aqui, começaram a construir o local.

004-RELAX-Foto1-Penedo-casa-do-papai-noelsul-rj

Sempre que eu vou a Penedo, uma das coisas que gosto bastante de fazer é ir até à Casa do Papai Noel. O local é como um centro comercial, só que estabelecido na forma de várias casinhas, que vendem desde camisetas e azulejos estilizadas, até materiais esotéricos, doces artesanais da região e bebidas, como licores dos mais variados sabores. O meu preferido é do seu maracujá. Ali, bem pertinho, com essa mesma pegada, não deixe de conferir também o Shopping Vale dos Duendes.

004-RELAX-foto2-Penedo-Vale-dos-Duendes

Saindo da atmosfera “débito ou crédito?”, a cultura introduzida por Toivo pode ser apreciada também no primeiro sábado do mês, a partir das 21h. Nesse dia, quem passa pelo salão do Clube Finlândia, em atividade desde 1943, pode dançar e cantar músicas típicas daquele país. Mas o baile também tem espaço para o samba, rock, tango, entre outros. Afinal, diversidade é o sobrenome de todo brasileiro.   

Depois de dançar, bate uma larica, não bate? Pelo menos comigo é assim e acredito que outras pessoas também. Nesse caso, não se preocupe, pois há várias opções de cardápios, desde massas e carnes, até pescados. Falando peixe, eu, se fosse você, escolheria essa opção. Mesmo que não seja muito fã, tente provar a Truta, que pode vir acompanhada de arroz, salada e fritas. Ela é bem comum por lá. E pensar que eu estou escrevendo essa conversa às 12h de uma sexta.

Por fim, mas não necessariamente nessa ordem de visitação, as cachoeiras. No plural mesmo, pois são várias: tem a de Deus, a Três Bacias, a das Antas, do Rio Palmital, entre outras. Eu, se fosse você, ia pra lá e conferia de perto uma por uma, apesar de, dessas que eu mencionei, a queridinha é a de Deus, por ser apontada como a maior e mais bonita do distrito.    

Mas, como eu sou suspeito pra falar, fui conversar com pessoas que também tiveram essa oportunidade. No caso, a Verônica Padovani e sua família toda. “Sem dúvida é um lugar muito gostoso, que nos proporciona uma paz enorme. Não há pressa, nem correria. Se puder, eu volto lá muitas de vezes”, opinou Verônica.

004-RELAX-foto5-veronica-familia

Quer os endereços? A Casa do Papai Noel fica Rua das Velas, nº 100. Já o shopping Vale dos Duendes está na Av. das Mangueiras, assim como o Clube Finlândia, no nº 430 e a cervejaria Casa do Fritz, um pouco mais à frente, no nº 518.

Nuvem de tag

Penedo Finlândia Casa  Papai Noel Casa Fritz Vale Duendes

 

RELAXE MAIS UM POUCO: 

Parque nacional do itatiaia e pico das agulhas negras: ousadia e alegria