Descobrindo os encantos da cultural curitiba

Giovanna Regis

 

Impossível falar do Sul e não citar Curitiba. Quando o assunto é o frio então, ela é uma das primeiras capitais que vem em mente. A cidade paranaense ganhou fama por ser planejada, organizada, além de ter, entre outras atrações, o cinematográfico Jardim Botânico. No entanto, Curitiba tem muito mais a mostrar. Rica em cultura e gastronomia, a capital do Paraná reserva uma surpresa a cada esquina. No inverno e no início da primavera são as melhores épocas para desfrutar de todas essas maravilhas. Vamos ao que interessa?

014-relax-foto-1-jardim-botanico

Vou começar falando sobre o Jardim Botânico. Sei que eu disse que a cidade tem várias outras atrações, mas a gente não pode deixar de falar dessa. O local é lindo e vale gastar umas horinhas por lá. Existe muito mais a fazer do que só conhecer o ponto marco do lugar. Não é o meu ponto preferido da capital, mas não dá para visitar a cidade e não ir lá, né?

A segunda é a Ópera de Arame, uma obra muito interessante de visitar. Acredito que seja ainda mais legal em épocas de festival. Infelizmente ainda não tive a sorte de ir à cidade num fim de semana de teatro. É de encher os olhos. Ah, falando em encher os olhos, minha próxima parada é no Museu Oscar Niemeyer. Por lá sempre tem exposições diferentes e inquietadoras. O MON é um dos pontos altos da cultura em Curitiba. Além de a arquitetura inusitada, o lugar reserva dois ambientes que me chamaram muito a atenção: o corredor branco que passa por debaixo do lago artificial e a cúpula do outro lado do lago, toda revestida em vidro e metal.

014-relax-foto-2-museu-oscar-niemeyer

Deleite aos sentidos

A próxima parada é no Parque Tanguá. Se você quiser um horário específico para ir lá, com toda certeza iria sugerir um pouco antes do pôr do sol. Aprecie cada instante desse lugar. Falar sobre ele é dar spoler da sensação de estar lá. Só vá ? Esse é o meu local preferido de Curitiba.

014-relax-foto-3-parque-tangua

E o Parque Barigui então? Ótimo para dar uma caminhada, relaxar na grama, curtir e ver a vida circulando ao nosso redor. Sim, é verdade. O Barigui te proporciona tudo isso. A Feira do Largo da Ordem também é uma ótima opção. Localizado na parte histórica da cidade, há diversos barzinhos e igrejas ao redor dele e você consegue dar voltas tranquilas pela região. No entanto, durante a feirinha é tudo diferente. Ela acontece aos domingos e tem os mais diversos artigos imagináveis, desde comida até artesanato. Para quem quer levar umas lembrancinhas da capital, esse é o local ideal.

014-relax-foto-4-barigui

Curitiba também acolhe muito bem as crianças, em espaços como o Bosque Alemão. Nesse caso, aliás, eu diria que crianças de todas as idades. Acredito que algo dessa época nunca deve morrer dentro de nós e, por isso, vou fazer um pedido: por favor, visite! O bosque vai contando, em etapas, uma historinha de João e Maria durante o percurso que segue até uma torre alta. O passeio não é muito longo e vale a ida.

O meu lugar preferido

Em uma cidade cheia de cultura, não podemos esquecer do Memorial da Migração Ucraniana. Tá ai um lugar que eu não imaginava que a visita poderia ser tão agradável quanto é, com suas casinhas de telhados arredondados e rodeado de flores. Esse lugar ganhou um espaço especial no meu coração. Tenho certeza que também vai ganhar no seu.

014-relax-foto-5-memorial

Recomendo também uma ida ao Passeio Público, que no caso vem a ser um parque, cheio de aves e lagos, muito bem arborizado e organizado. Uma visita de meia hora já serve para conhecer. Há diversos outros lugares para explorar em Curitiba, mas esses são com toda certeza os mais interessantes. Se você tiver mais do que dois ou três dias, visite os museus e teatros da cidade, são vários e um é mais encantador que o outro.

Nossa conversa já está acabando. Então, vamos para as últimas dicas: leve casados, mas sempre coloque uma blusinha leve por baixo. Os curitibanos costumam dizer que a cidade vive as quatro estações em um único dia.

Onde ficar? O Batel é o melhor bairro da capital, cheio de bares, restaurantes e bons hotéis. “E se chover, Gi?”. Não se preocupe. Há muitos shoppings, praças e museus para visitar, então, você não vai perder a viagem. Por último, esqueça aquela história de que curitibano não é muito simpático. Isso não é verdade. O povo é amável e querido, mas são do Sul né, gente? Não espere que ninguém fique mostrando todos os dentes em um primeiro oi.