Escapadinha até Santiago rende ótimos passeios

Marcos Lima

Que tal passar um fim de semana em Santiago do Chile? Não é por menos que essa cidade é a queridinha dos brasileiros. Por lá, nós (e o mundo todo, né?) temos de tudo um pouco, como excelente gastronomia, passeios e paisagens maravilhosas, além de cultura e várias opções de roteiros. Nesse sentido, digamos que o Chile se divida em inúmeros passeios, tanto na região norte, como sul. Naquela região, além da Patagônia Chilena (já foi matéria aqui no Mochilaí), há inúmeros lugares para se conhecer.

015-relax-foto-1-santiagodochile

Antes de embarcar fizemos uma breve pesquisa e optamos por visitar a cidade de Santiago, com seus pontos turísticos, como Valle Nevado e uma vinícola.  A mais famosa e conhecida é a Concha Y toro, mas há inúmeras delas e, se você gostar de bons vinhos, vai adorar. Nós fomos também até o Valle Nevado, onde é recomendável ir de junho até meados de setembro, caso queira garantir neve.

015-relax-foto-2-vale-nevado

Fazendo contas

Com relação ao dinheiro, tudo é em Pesos Chilenos.  Cartão de crédito internacional é aceito na maioria dos estabelecimentos, mas não são todos. É preciso se precaver e não depender apenas do dinheiro de plástico. Se precisar trocar real por pesos, as melhores opções estão na Rua Huérfanos, que fica apenas uma atrás do Palácio de La Moneda. Há uma estação de metrô ao lado. A conta da conversão é a seguinte: se uma viagem de táxi por Santiago custa CL 7000, vale R$ 35,00, ou simplesmente divide o valor em pesos por dois e tira dois zeros.

015-relax-foto-3-palaciodelamoneda

Outro detalhe importante, em especial para quem vive uma vida agitada e costuma acordar cedo, tipo 08h. Esqueça. Em Santiago a vida começa por volta das 10 horas. Antes disso você não acha nada aberto. Tudo fecha a partir das 20 horas, quando muito às 21, no máximo às 22h.

Bora bater perna!

Agora vamos ao nosso passeio de final de semana. Chegamos sexta a noite e fomos direto para o hotel, jantamos e descansamos. No sábado, saímos cedo, de táxi, em direção ao Valle Nevado. Levamos em torno de duas horas. A primeira coisa que fizemos foi tomarmos um chocolate quente e aproveitamos o restante da neve.

Na volta contratamos a visita à Vinícola Concha y toro, almoçamos lá mesmo e em seguida fizemos a visitação. O lugar é fantástico.  Passeamos pelos parreirais e depois na casa Del diablo, onde degustamos alguns vinhos e, na sequência, fomos para Santiago. Nós paramos no Shopping Costanera Mall e no supermercado Jumbo, onde compramos doce de leite e vinhos a ótimos preços.

Olha o funicular

Depois nós subimos no Sky Costanera e por lá ficamos a 300 metros de altura, em uma vista panorâmica de toda cidade. É fantástico. O dia foi corrido, mas muito bem aproveitado.  No domingo o objetivo era conhecer toda cidade. Tudo é bem perto e pode ser feito em um único dia. É cansativo, mas vale a pena. Para começar, resolvemos descobrir a cidade andando. Nós pegamos o metrô e descemos na estação Baquedano. De lá, pegamos o funicular até o Cerro San Cristovan. É um parque gigantesco. Com calma, levaria meio dia apenas para conhecer tudo. No entanto, uma volta para ter uma visão geral e uma bela vista da cidade já valem a pena.

015-relax-foto-4-funicular

Na volta você pode descer de funicular ou teleférico. Depois desse passeio, caminhamos no sentido da universidade Católica, passamos pelo Paseo Barrio Lastarria, com algumas lojinhas e bares e caminhamos no sentido do Cerro Santa Lúcia, muito bonito por sinal. Antes de entrar no Cerro Santa Lúcia, do lado esquerdo, tem uma feira de artesanato.

Depois atravessamos a rua e entramos no Santa Lúcia, é um local pequeno, se comparado ao Cerro San Cristobal, mas bem mais interessante. Lá começou a cidade de Santiago. Tem um forte e uma vista bem legal da cidade. Rende muitas fotos. Você vai caminhar e sair do lado oposto, próximo à estação Bella Vista. Fomos também a Plaza de Armas, onde tem a catedral metropolitana, que vale a pena entrar.

015-relax-foto-5-santa-lucia

Não se esqueça de pedir um late check-out ou, se não for possível, deixe as malas guardadas no hotel. Agora é só programar sua primeira visita a cidade, e quem sabe retornar em breve.

MAIS UM DESTINO MUY GUAPO PARA ACOMPANHAR:

El calafate na patagônia argentina, por quem esteve lá!