Gramado, Canela e Três Coroas além do que se vê

Giovanna Regis

O Rio Grande do Sul é um dos destinos mais interessantes para se visitar no inverno. Com temperaturas abaixo de zero, uma gastronomia deliciosa e um povo gentil, o estado se destaca por suas belezas naturais e construídas. Hoje vamos falar de ambas, começando por Gramado.

011-relax-foto-1-gramado-canela-tres-coroas

Quem disse que esta cidade é só um destino em dezembro? Claro que o município tem uma decoração maravilhosa nessa época. Eu já fui diversas vezes apreciar o Natal Luz, mas não é só de Papai Noel que vive a cidade. Há atrações para o ano todo: Festival de Cinema, Páscoa, seminários universitários e etc.

Mas, é bom não se iludir: tudo isso tem um preço, e costuma ser salgado. Gramado foi construída para o turismo e é extremamente estruturada, o que acaba encarecendo a cidade. Fora alguns destinos ao ar livre, praticamente tudo na cidade é pago. No entanto, em um dia dá para ver as atrações gratuitas.

Uma delas é a avenida principal da cidade, toda construída no estilo europeu. Uma voltinha no centro já vai te deixar apaixonado. A outra é a fonte do amor eterno, cheia de cadeados e com seu ar extremamente romântico. Vale a visita. Fica bem no centrinho da cidade.

011-relax-foto-2-gramado-fonte-agua-romantico

Confira também a igreja São Pedro. Ao lado da fonte, ela é bonita e ao mesmo tempo tímida, em meio a tantas coisas gritantes na cidade. Seu interior é ainda mais bonito que a parte externa. Continuamos agora pelo Lago Negro, que particularmente é meu ponto preferido da cidade. O lago artificial fica localizado numa praça encantadora, extremamente arborizada e com diversas atividades a serem feitas.

Qual a melhor delas? Andar de “pedalinho de cisne”. Ele fica um pouco distante dos outros pontos citados, então, é importante ir de carro, ou pegar o trenzinho turístico que passa na frente da igreja e é baratinho (+-  R$ 10,00) até o lago. Vá também à praça das etnias, que é bem simples, mas dá pra comprar umas comidinhas típicas, como cuca, a um preço mais acessível.

Canela é logo ali!

Caso você consiga economizar a mesada e ir com mais grana, ai vale conhecer a fábrica de chocolate, Snowland e Ice bar. Depois de um dia na luxuosa Gramado, que tal ir para Canela? Esse é um destino mais barato. Você pode até dormir por lá, pois as cidades são muito próximas. Canela tem algumas atrações que considero mais bonitas do que Gramado, mais naturais também, mas ambas as cidades têm seu valor. 

 

011-relax-foto-3-canela

Em Canela não dá para deixar de ir:

  • Parque do Caracol: A entrada do parque é barata e ele é repleto de atividades a serem feitas. A mais interessante delas é a cachoeira do Caracol. Se você tiver fôlego, desça os centenas de degraus até ela e aproveite a vista. Há lojinhas, lanchonetes e trilhas. Dá para programar uma manhã toda no local.
  • Catedral de Pedra: Uma das igrejas mais bonitas que já vi no Brasil. Seu estilo se destaca de tudo que existe na cidade, tanto seu exterior quanto seu interior são deslumbrantes.

Três Coroas e o templo budista

Próxima parada? Três Coroas, mais especificamente, o templo budista da cidade. Não existe paz maior do que nesse lugar. Já fui a muitos Santuários, igrejas e nada me deu mais conforto do que o templo de Três Coroas. Localizado sobre as montanhas, o ambiente é colorido e magnífico.

011-relax-foto-4-tres-coroas-templo

Vá de peito aberto, aceitando as ideologias e cultura budistas. Não precisa seguir as crenças, mas precisa entender que quando estiver lá, vai estar no território deles. O caminho até lá leva mais ou menos 1h30. Agende uma manhã ou tarde inteira, pois o lugar é cheio de experiências únicas que você não vai querer perder. No fim, dê uma passadinha na lojinha do templo. Há vários artigos interessantes para comprar e decorar a casa. O templo não abre às segundas e terças.

011-relax-foto-5-templo

Plus: Tem um tempinho e graninha extra? Faça o caminho dos vinhedos. Dá para sair de Gramado com uma companhia turística e fazer visita a vinícolas, degustações e o passeio de maria-fumaça. O valor é um pouco mais de R$ 150,00, mas é um passeio único.

 

MAIS VIAGENS ALÉM DO CONVENCIONAL:

A Holanda muito além de Amsterdam
 

Comida, compras e cachoeiras: estamos em Penedo