Turismo no Brasil pós-pandemia

Regiane Silva

Olá, pessoal! Meu nome é Regiane Silva, sou do ABC Paulista e assim como vocês amo viajar! Como muito prazer eu sou a nova colunista do Mochilaí. Mas falando sobre o título dessa nossa primeira conversa, que vontade de viajar, não é mesmo? A gente sabe que muitos brasileiros estão aguardando o fim da pandemia para voltarem a pegar a estrada. Como alguns países ainda não reabriram suas portas, além do dólar estar alto, podemos conhecer muitos destinos maravilhosos viajando aqui pelo Brasil.

Uma dessas belíssimas opções é Caraíva, localizada na Bahia. Para quem não conhece, trata-se de uma vila no litoral sul daquele estado e distante apenas setenta quilômetros de Porto Seguro. Caraiva ainda é pouca explorada pelos turistas e por isso torna-se perfeito para quem busca tranquilidade. Suas principais praias são a da Barra e aquela é que homônima ao local. Quem vai até lá também pode encontrar outras atrações, como a pororoca do rio Caraiva com o mar na praia da Barra.


A Suíça Cearense

Continuando ainda com roteiros nordestinos, podemos conhecer também Guaramiranga, cidade conhecida como “Suíça Cearense”. Ela está localizada na região serrana do estado e pode ser uma excelente opção para quem procura um clima mais ameno. Além disso, Guaramiranga nos convida a ouvir uma música. Se você está pensando em forró ou outros sons reconhecidamente clássicos do nosso Nordeste, vai ter uma surpresa, já que o forte por lá também o Jazz. Atente-se também às grandes construções históricas. 



Alter do Chão

Saindo no Nordeste nós caminhamos, ou melhor, voamos até a região Norte. Nela está, entre tantas maravilhas naturais, a vila de pescadores chamada Alter do Chão, no Pará. Alter, que pertence a cidade de Santarém, é conhecida como o Caribe da Amazônia por suas paisagens paradisíaca e de características aconchegantes. Alter é rodeada pelas águas azuis e verdes claras do Rio Tapajós. 

Além do belíssimo encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas, você pode ter a sorte de ver também os encantadores botos e os golfinhos de água doce. A melhor época para visitar Alter do Chão é durante o “verão amazônico”, que compreende entre os meses de agosto a dezembro. Apesar de pequena a vila de Alter do Chão oferece boa estrutura para receber turistas, com pousadas e hotéis, lojinhas, restaurantes e barracas de comidas típicas.

Carro Quebrado

Voltando ao nordeste, outra opção para o turista é um “ainda” desconhecido paraíso tropical, localizado á 45 km de Maceió.  Estou me referindo a Carro Quebrado, mais exatamente no município de Barra de Santo Antônio. Cercada por coqueirais, Carro Quebrado é uma praia ótima para quem deseja fugir das aglomerações. Apesar de não possuir restaurantes, você poderá encontrar barraquinhas com petiscos e bebidas. Pela manhã quando a maré ainda esta baixa, o visitante pode aproveitar as piscinas naturais e se resolver ficar o dia todo vai poder ver um pôr do sol incrível e exclusivo.