Fábricas de chocolates pelo Brasil!

Guilherme Renso

Ao leite, com menta, trufado ou com pimenta, que nesse último caso dá até nome de novela das 18 horas do canal cinco. O fato é que em meio a tantas possibilidades, difícil mesmo é achar quem resista a um delicioso pedaço de chocolate. Mas só um, em? #sóquenão.  A gente sempre acaba se empolgando, assim como nas viagens que fazemos.

Aliás, falando nesses assuntos, já pensou em unir, principalmente nessa época do ano, quando o coelhinho da páscoa dá o ar de sua graça, duas das coisas que você mais gosta: chocolate e viagem? Pois é. Nós aqui do Mochilaí não só pensamos, como vamos te ajudar a realizar essa empreitada, passando a partir de agora por alguns dos lugares do Brasil que, só de falar, já dá água na boca.

003-sabores-cholates-brasil-foto-01

Vamos passar de Gramado? Vamos, mas ela será a última, justamente para percebermos quantas apetitosas opções temos nesse assunto, além dela.  Para começar, em GRANDE estilo, com caixa alta mesmo, a cidade de Itu. Para quem não conhece, o município carrega a fama onde tudo é grande, inclusive alguns dos pontos turísticos. Voltando ao nosso assunto, em Itu está a Fazendo do Chocolate, também conhecida como Fazenda da Serra. Pense em um lugar com chocolates artesanais de diversos recheios. Além disso, a área conta com praça de alimentação.

003-sabores-cholates-brasil-foto-02

Agora nós vamos desembarcar, literalmente, em uma fria. Quer dizer, a temperatura em Campos do Jordão, também localizada no estado de São Paulo, é baixa, principalmente no inverno. Sabe o que isso significa? Um ótimo pretexto para conhecer a Fábrica de Chocolates Araucária. Por lá, o visitante pode saber como é o processo de produção dessa delícia, em um passeio gratuito. Ao final de tudo, é claro, tem aquelas lojinhas básicas, onde você vai poder trocar suas barras de ouro por outra barra: a de chocolate. Que tal?

003-sabores-cholates-campos-do-jordao-foto-02

Mas o nosso Brasil é grande por demais, né? Tanto que nós paramos agora no Espírito Santo. E pode ir clamando por ele mesmo, pois a fábrica da Garoto, em Vila Velha, é dos deuses. Emendando um trocadilho no outro e, apesar do nome Garoto, a produção lá é bem gente grande, viu? Estamos falando de uma das maiores produtoras do Brasil. Assim como em outras por onde já passamos, a visitação é liberada e de graça. Ela dura cerca de uma hora.

Continuando nossa subida no mapa, seguimos agora até Ilhéus, na Bahia, meu rei e minha rainha. Afinal, não poderíamos deixar aquele que é um dos principais produtores dessa iguaria de fora. No estado das Famílias Caymmi e Amado, na cidade da Gabriela Cravo e Canela, a ótima ideia mesmo é passear, sem pressa, pelas fazendas que produzem o cacau.  E é serviço completo em: da plantação até a produção, passando por suas variáveis, como aquelas que dissemos no primeiro parágrafo: ao leite, puro e por aí vai.

Por fim, vamos até Salvador, pegamos o elevador Lacerda e descemos em Gramado. Naquela cidade, a barra mesmo (último trocadilho, prometo), é escolher por onde começar, dentre as mais de 30 opções de fábricas.  Nós, camaradas que somos, vamos te ajudar com uma sugestão: a Prawer, que é apontada como a primeira a produzir chocolates caseiros no país. Além da comilança, não deixe de conferir a parte histórica, como o museu aberto à visitação.

Sobre os endereços, a Fazenda do Chocolate fica na Estr. dos Romeiros, s/n – Pedregulho, em Itu. Já a Araucária,  nossa sugestão de Campos do Jordão, está localizada na Av. Amadeu Carletti Junior, 255 - Vila Jaguaribe. Por sua vez, a Garoto pode ser acessada pela Praça Meyerfreund, 1 – Glória, em Vila Velha. Finalmente, a precursora em chocolates caseiros no Brasil. O endereço da Prawer é Av. das Hortênsias, 4100 – Gramado.

003-sabores-cholates-gramado-foto-04

Bom, depois de todas essas dicas, hora de deixar um último conselho: experimente um pouco de cada, sem preconceitos, e depois nos conte qual (ou quais) você achou o mais saboroso.