Antes de colocar na mala
Raissa Rossini
Já sabemos que não dá para jogar tudo na mala um dia antes de viajar, principalmente quando esse deslocamento é a trabalho. Além do visual e dos elementos de uso pessoal, existem infinitos materiais com que é preciso se preocupar antes da viagem como gadgets, livros, teses, plantas, cadernos, protótipos e equipamentos. E a lista só aumenta dependendo da profissão, cargo e propósito da viagem.
Mesmo sendo uma estadia curta, dentro do próprio país, a preocupação para não esquecer nada é grande. “A primeira coisa que costumo fazer é uma lista de compromissos e de coisas para levar”, conta Guilherme Renso, jornalista de São Paulo, com uma viagem a trabalho marcada para Brasília.
Para o jornalista a responsabilidade é grande quando se viaja para fazer uma cobertura. “Trouxe mais de uma câmera fotográfica, tenho backup de baterias, canetas e caderninhos. Nunca se sabe! Mas, uma coisa indispensável, também, é o tênis. Item obrigatório para dar umas escapadinhas e conhecer o local quando tiver um tempinho”, destaca Renso.
Está se preparando para uma viagem a trabalho como o Guilherme? O Mochilaí separou quatro questões básicas para te ajudar a montar sua mala.
Para onde você vai?
Pesquise o clima e a cultura local.
Quantos e quais serão seus compromissos?
Pense no grau de formalidade dos jantares/reuniões/palestras/cursos.
Quantos dias terá a viagem?
Faça uma agenda dos compromissos e do tempo off que você terá para calcular a quantidade de roupas que vai utilizar.
Em que hotel você vai ficar?
Pesquise tudo que o hotel tem a oferecer. Se você quiser utilizar a academia, sauna ou piscina vai precisar de vestimenta adequada.