We have a plan... de dados

Guilherme Renso

Contratar o serviço no Brasil? Comprar um chip quando chegar lá fora? Pedir o “código de wi-fi” em todos os estabelecimentos que entrar? As opções para quem vai viajar e não quer ou não pode abrir mão do acesso à internet, como nos deslocamentos a trabalho, são muitas. Cada qual tem o seu ponto a favor e outros nem tanto. Vamos entender quais são as principais possibilidades?

A primeira delas é o chip internacional, aqueles que já podem ser adquiridos no aeroporto do seu destino final. Assim como no Brasil, dentro dessa modalidade há vários planos, como internet e ligações ilimitadas e pacotes de dados com uma determinada velocidade. Pergunte-se sempre: o que você precisa? Às vezes, quando há uma diferença muito pequena entre um plano e outro, compensa pagar um pouco mais. Nesse caso, vai de cada um, certo?

 

010-TRAB-celular-ponto-turistico

Além da modalidade internacional, há também a escolha pelos chamados chips locais que, em comparação com o primeiro, acabam limitando o usuário. Mas, pra muita gente, optar por um serviço pré-pago, o nosso popular prezão, é o necessário para atender àquelas demandas. Uma dica é já sair do Brasil tendo em mente qual operadora irá escolher. Lembre-se de levar em conta a cidade ou cidades onde irá ficar, se não for mudar de país, e se a empresa contempla, com qualidade, aquela área.

010-TRAB-dados-celular

Você também pode usar o mesmo chip daqui do Brasil, que em uma linguagem mais técnica chamada “plano de roaming da sua operadora brasileira”. Grande né? Vou batizar meu filho com esse nome. Brincadeiras à parte e, caso escolhe por ela, faça-a ainda no Brasil, com contrato assinado, data de início, do fim e tudo o que tem direito. Caso contrário, grande, ou alto, também será o valor a ser pago,

 

010-TRAB-dados-selfie

Agora, se a grana está muito curta, a opção é o wi-fi grátis. Na viagem que fiz para os Estados Unidos, acabei usando nos destinos que passei (Boston Nova Iorque,) esse serviço das lojas, bibliotecas públicas e outros estabelecimentos.  É bem fácil.  Basta ligar o wi-fi, acessar a rede do estabelecimento onde você entrar, fazer um cadastro, que geralmente lá fora é gratuito, e usar à vontade. O “porém” é que, dependendo de onde você estiver, a velocidade pode não ser tão boa.

 

010-TRAB-montanha

E valores? Depende de alguns fatores, como tempo de uso, necessidades, tamanho do pacote de dados e por aí vai.

 

QUER MAIS APPS PARA TE AJUDAR?

Seis apps para sua viagem de negócios